top of page
  • Foto do escritorDr. Edson Salvador

DISFUNÇÃO MICCIONAL E XIXI NA CAMA


O amadurecimento da criança para controlar o xixi é um processo complexo, que inicia por volta dos 2 anos de idade e finaliza aos 5 anos. Durante o desenvolvimento, a criança primeiro aprende a sustentar a cabeça, sentar, engatinhar, comer, falar... e a ultima coisa que aprende é retirar a fralda.


Quando ocorre uma desregulação nos mecanismos de armazenamento e esvaziamento da urina, chamamos de "DISFUNÇÃO MICCIONAL". Esse problema que tanto atrapalha a Criança e sua família exige dedicação, paciência e envolvimento dos adultos que estão ao redor da criança.

  • Vontade muito forte de fazer xixi que não dá pra segurar

  • O xixi que sai na roupa durante o dia

  • A criança que prende o xixi durante o dia

  • Xixi cortado e que não esvazia a bexiga toda

  • A criança que vai toda hora ao banheiro

  • Infecções urinárias de repetição

Sao sintomas de DISFUNÇÃO MICCIONAL.


Existem vários níveis de tratamento para esse problema: reeducação no hábito de fazer xixi, fisioterapia do assoalho pélvico, uso de medicações e até mesmo uso de um dispositivo chamado "Neuromodulador Sacral", uma espécie de marcapasso para a bexiga.  




ENURESE: O XIXI NA CAMA


O problema do xixi na cama é muito constrangedor e cansativo para a Criança e para os pais: São noites acordados para trocar a roupa de cama, a criança que não pode ir dormir na casa do amiguinho, o bullying e o constrangimento do problema no meio que a criança convive. A consulta busca detalhar os sintomas da criança e entender o contexto que ela vive. Alguns exames devem ser feitos para afastar a presença de doenças e mal-formações do trato urinário. A Enurese tem tratamento, que vai desde o treinamento do xixi até o uso de alarmes que despertam a Criança à noite e medicações.


A BOA NOTÍCIA É QUE A ENURESE TEM UMA TAXA DE CURA ESPONTANEA DE 10-15% AO ANO.

O histórico familiar de Enurese é muito importante. PAPAI E MAMÃE: MUITO PROVAVELMENTE VOCÊS TAMBÉM FIZERAM XIXI NA CAMA QUANDO CRIANÇAS!


BRONCA OU CASTIGO? NUNCA !


O tratamento da Enurese e Disfunção Miccional depende do engajamento e da paciência dos pais com a criança. Este tratamento por vezes é longo e não pode jamais se tornar um castigo ou uma bronca para a criança!

116 visualizações
bottom of page