top of page
  • Foto do escritorDr. Edson Salvador

HIDROCELE

O que é HIDROCELE?


É acumulo de líquido na bolsa escrotal. Durante o desenvolvimento embrionário existe um canal chamado “conduto peritônio-vaginal” que comunica o interior do abdome com a bolsa escrotal. Este canal fecha com o desenvolvimento do feto. No entanto, em alguns casos ele permanece aberto (comunicante) ou fecha apenas uma parte, permitindo que líquido se acumule nele. Ainda, ele pode ser tornar patente após a vida adulta. A causa da hidrocele é desconhecida na maioria dos casos, tem relação com prematuridade e histórico familiar.

A tendência da hidrocele é aumentar de tamanho com o passar do tempo. Entretanto, em crianças até 1 ou 2 anos de idade, a hidrocele pode regredir espontaneamente. Caso seja feito o diagnóstico de hérnia inguinal, a criança deve ser operada o mais rápido possível devido ao risco de encarceramento.

Figura 2 manobra de transiluminação (colocação de uma lanterna) evidencia apenas conteúdo líquido no interior da bolsa.


A cirurgia é feita no adulto com incisão na bolsa escrotal e na criança incisão inguinal. O liquido é esvaziado e são feitas manobras que evitam que a hidrocele recidive.

O pós operatório em crianças transcorre sem maiores anormalidades. Em adultos, por conta dos grandes volumes de liquido e da incisão escrotal, podem ser necessários alguns meses até que retorne ao normal.

Figura 3 – Aspecto final da cirurgia de hidrocele.

166 visualizações
bottom of page