top of page
  • Foto do escritorDr. Edson Salvador

ORIENTAÇÕES PARA PACIENTES CIRÚRGICOS

ANTES DA CIRURGIA


Uma vez que sua cirurgia tenha sido agendada, você receberá ligações de nossa equipe – Anestesista e enfermeira para que seja adequadamente informado de como proceder. Procure dormir bem na noite anterior a cirurgia. Não leve para o hospital brincos, cordões, piercings e outros adornos – eles terão de ser retirados e você pode perde-los.


Se o paciente estiver com alguma doença nos dias anteriores a cirurgia – resfriado, gripe, diarreia, hipertensão não controlada – a equipe deve ser imediatamente avisada. Converse com a equipe para evitar problemas.


Lembre-se do período de JEJUM adequado – ele será informado pela equipe cirúrgica. Abaixo os alimentos que podem ser ingeridos e o tempo em relação ao horário da cirurgia.


Para pacientes pediátricos observe atentamente o tempo de jejum abaixo.

Converse com o anestesista sobre as medicações que usa regularmente em casa. Algumas precisam ser suspensas, mas a grande maioria deve ser tomada no dia da cirurgia com pequena quantidade de água (normalmente). Não deixe de se informar sobre isso.

No dia da cirurgia dirija-se a internação do hospital agendado no horário que for lhe informado. Leve a identidade do paciente ou do responsável e a carteirinha do plano de saúde. Serão feitos os procedimentos de internação e você será levado à sua acomodação hospitalar.


ATENÇÃO: NÃO É NECECESSÁRIO FAZER TRICOTOMIA (DEPILAÇÃO OU RETIRADAS DE PÊLOS). A retirada antes da cirurgia aumenta as taxas de infecção e ela deverá ser feita pelo cirurgião no momento da cirurgia.


NO DIA DA CIRURGIA


A equipe vai visita-lo no seu quarto antes da cirurgia, conferir o lado da cirurgia (se houver). Costumamos marcar o lado da cirurgia com caneta piloto, um procedimento apenas de segurança. Em alguns hospitais, você deverá assinar o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), confirmando que está ciente de todos os processos que lhe foram previamente explicados. Se houver qualquer dúvida – pergunte antes!


Em alguns casos poderá ser dado um sedativo ainda no quarto do paciente antes de ir para o centro cirurgico para que ele se tranquilize. Esta é uma decisão do anestesista e você pode perguntar sobre este procedimento e está livre para usa-lo ou não.


Quando chegar a hora o paciente será levado ao centro cirúrgico, e os acompanhantes podem ir junto. Não podem entrar na área estéril por questões de segurança. Durante o procedimento cirúrgico mantenha a calma e vá a lanchonete comer alguma coisa.



APÓS A CIRURGIA


Assim que terminarmos o procedimento os acompanhantes serão avisados e deverão se dirigir ao centro cirúrgico. Serão dadas notícias, e dentro de alguns momentos, o paciente seguirá para uma ala do centro cirúrgico chamada RPA – Recuperação Pós Anestésica. O paciente vem sonolento, ainda sobre efeito residual das medicações anestésicas. Se perceber que está com dor, basta solicitar que sejam administrados mais remédios para dor (já foram feitos no centro cirúrgico, mas pode ser que seja necessário administrar outras doses). Lembre-se: o paciente em pós operatório não pode sentir dor.


Deixe que o paciente se recupere sozinho das medicações anestésicas. Podem haver náuseas e vômitos nessa hora, são efeitos colaterais das medicações administradas. Solicite que sejam administrados remédios caso isso ocorra.


Após a recuperação do paciente da anestesia ele será encaminhado ao quarto (geralmente algumas horas após). Não force a ingestão de alimentos – deixe o paciente se alimentar conforme ele quiser e conforme a prescrição médica. Deixe que o paciente descanse – a recuperação é muito importante.


Caso hajam náuseas e vômitos ou dor pós operatória chame o enfermeiro de plantão para administração de medicações. Não se preocupe se houver algum sangue ou machas no curativo – são esperadas.


Qualquer dúvida entre em contato com a equipe ou chame o médico de plantão.


No dia seguinte você receberá visita médica e as orientações serão devidamente passadas sobre curativos e retorno ambulatorial.

50 visualizações
bottom of page